AS DEZ MIL COISAS...

Pense em uma situação em que alguém o ofendeu ou foi injusto com você. Esteja ciente de suas reações a essa pessoa, especialmente das mais profundas. Procure qualquer rancor em seu íntimo.

Agora pense com cuidado nas diversas causas - as dez mil coisas - que levaram essa pessoa a agir de tal maneira. Considere fatores biológicos que possam tê-la afetado, como dor, idade, temperamento ou capacidade de entendimento e perdas. Reflita sobre a realidade dela: raça, sexo, classe social, profissão, responsabilidades, estresses diários...

Leve em conta tudo o que sabe a respeito da infância dessa pessoa e de acontecimentos marcantes em sua vida adulta. Pense nos processos mentais, personalidade, valores, medos, fraquezas, esperanças e sonhos que ela possui.

Considere os pais dela com base no que você sabe ou é capaz de supor, e pese também os fatores que talvez tenham moldado sua vida.

Reflita sobre eventos históricos e outras forças contrárias que formaram o rio de motivos que corre pela vida dela hoje.

Olhe para seu interior novamente. Como se sente agora em relação a essa pessoa? E quanto a você? Algo mudou?


------------

[Buddha's Brain: the practical neurosciense of happiness]

Comentários

Mensagens populares deste blogue

QUANTOS ANOS TENHO...

O NEGATIVO SEMPRE supera o positivo...